Rio de Janeiro anuncia expansão do Metrô com nova linha ligando Zona Oeste ao Centro

  Rio de Janeiro (RJ) — O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (11) o projeto de construção da Linha 7 do Metrô , que vai ligar a região de Campo Grande (Zona Oeste) ao Centro da cidade , com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2026 . A nova linha terá cerca de 29 km de extensão e promete reduzir o tempo de deslocamento de mais de 1h30 para apenas 40 minutos , beneficiando diretamente cerca de 1,5 milhão de moradores da Zona Oeste. “É um passo histórico para integrar melhor a cidade e oferecer transporte de qualidade a quem mais precisa”, disse o governador Cláudio Castro. A obra faz parte de um pacote de R$ 12 bilhões em investimentos em mobilidade urbana , com apoio do governo federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 🚧 Destaques do projeto: 13 novas estações, incluindo integração com BRT e linhas existentes Previsão de entrega parcial até 2029 Empregos diretos gerados: cerca de 8.000 Modelagem em PPP (Parceria P...

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) participou do SIL 2025 – Salão Imobiliário de Portugal, um dos maiores e mais importantes eventos do setor imobiliário internacional

 O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) participou do SIL 2025 – Salão Imobiliário de Portugal, um dos maiores e mais importantes eventos do setor imobiliário internacional. Realizado em Lisboa, de 10 a 12 de abril, o evento reuniu os principais atores do mercado imobiliário europeu, incluindo investidores, empresários, técnicos, organismos públicos e potenciais compradores.

Durante três dias de intensa programação, o SIL promoveu uma plataforma dinâmica de exposições, conferências e oportunidades de networking, com foco nas últimas tendências do setor e nos grandes projetos de desenvolvimento imobiliário em andamento na Europa e em outras regiões do mundo. O Creci-RJ acompanhou de perto as atividades, integrando-se ao ambiente internacional de troca de experiências e debates sobre o futuro do mercado imobiliário.

O ponto alto da participação brasileira ocorreu no dia 11 de abril, quando o presidente do Creci-RJ, João Eduardo Corrêa, participou como orador no painel “O Futuro da Mediação Imobiliária e do Financiamento”. Ao lado de personalidades de renome, como Paulo Caiado (presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal – APEMIP), Carlos Moura Costa (consultor de operações e formação), Ricardo Sousa (CEO da Century 21 Ibéria) e António Gil Machado (moderador da mesa e diretor da revista Vida Imobiliária), João Corrêa discutiu temas relevantes como a evolução da mediação imobiliária, o impacto da regulamentação da intermediação de crédito e os desafios trazidos pela digitalização da economia.

João Eduardo Corrêa destacou como as inovações tecnológicas estão transformando o setor no Brasil, citando como exemplo as ferramentas digitais que estão modernizando os cartórios, permitindo a realização de escrituras públicas 100% virtuais e com total segurança jurídica. “A tecnologia vem para ajudar, não para substituir o corretor, que continua sendo essencial nas negociações”, afirmou. Ele também ressaltou o papel fundamental do sistema COFECI-CRECI na regulamentação e valorização da profissão de corretor de imóveis.

Além disso, João Corrêa apresentou dados significativos sobre o crescimento do mercado imobiliário brasileiro e a atuação do Creci-RJ em iniciativas parlamentares, com propostas voltadas ao fortalecimento e modernização da profissão. Essas propostas foram expostas nos estandes da APEMIP e da APPII (Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários), destacando a importância do alinhamento institucional e político para o fortalecimento do setor.

Outro ponto importante discutido foi o potencial do programa Golden Visa para investidores portugueses interessados em diversificar seus investimentos em um mercado seguro, rentável e tecnologicamente avançado como o brasileiro. “O Rio de Janeiro, em especial, se destaca como uma porta de entrada estratégica para esses investimentos”, enfatizou Corrêa.

O presidente do Creci-RJ também anunciou que novidades estão a caminho na UNICRECI, Universidade Corporativa do Creci-RJ, com o objetivo de promover maior integração entre os mercados brasileiro e europeu, facilitando o intercâmbio entre corretores de imóveis de diferentes países.

Heitor Kuser, CEO do CIMI (Congresso Internacional do Mercado Imobiliário), aproveitou a oportunidade para anunciar a próxima edição do CIMI, que acontecerá de 23 a 25 de outubro de 2025, prometendo mais oportunidades de conexão internacional e avanços tecnológicos para o setor.

A presença de Rômulo Soares, presidente do CRECI-PB e primeiro diretor-secretário do COFECI, reforçou ainda mais a importância da representatividade institucional brasileira no evento, contribuindo com sua visão estratégica para o fortalecimento da categoria em nível nacional e internacional.

Comments

Popular posts from this blog

No Rio de Janeiro, a expectativa para o show da cantora Lady Gaga trouxe também um susto com os preços

Lady Gaga realiza passagem de som em Copacabana e empolga fãs

A jovem pregadora e influenciadora Vitória Souza, de 19 anos utilizou suas redes sociais para responder de forma contundente às críticas que vem recebendo